Trabalhos 2018

Escola EB 2,3 Prof. Dr. Carlos Alberto F. de Almeida (Santa Maria da Feira)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Fase inicial - contrução
Recolha de embalagens e tratamento
Fase sobreposição de estrelas
Projeção de níveis
Empilhamento das estrelas!!
A nossa árvore concluída

Memória Descritiva:

O desafioTetrapak relativo à construção da árvore de natal "Este Natal ser guloso dá prémios" iniciou-se após a comemoração do Dia Internacional das Eco-Escolas, 7 de novembro de 2017.
Este dia assinalou-se com a sementeira de bolotas e castanhas em embalagens de leite e/ou sumos. Após este dia, mais embalagens foram recolhidas e armazenadas na biblioteca da nossa escola. Foi neste espaço que nasceu a árvore Tetrapak e é lá que se encontra exposta.
A construção da árvore visou sobretudo chamar a atenção dos nossos alunos para a necessidade premente da separação correta dos resíduos para posterior tratamento/reciclagem e também sensibilizá-los para o facto de que o lixo não separado não é reciclado!
Importa ainda referir que, após muitas diligências, surgiu a ideia das tiras de embalagens, aproveitando-se a figura geométrica naturalmente descrita, o losango. As peças resultantes, foram entrelaçadas entre si e sobrepostas umas às outras. Aproveitou-se também a cor prateada do interior metálico das embalagens, sendo esta depois misturada com o verde e vermelho característico da época natalícia.
Foram muitos os alunos presentes na construção e projeção da árvore tetrapak, todos aqueles que à hora de almoço e/ou nos intervalos passavam na biblioteca e ajudavam voluntariamente, a cortar a colar, a agrafar e a projetar....