Trabalhos 2018
Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)
2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior
Fotografias:
Memória Descritiva:
• Com este projeto pretendeu-se chamar a atenção da comunidade escolar para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis em especial, para a importância de uma alimentação equilibrada, onde as frutas e legumes devem ter uma presença diária; informar sobre a importância da deposição das embalagens de cartão para alimentos líquidos no ecoponto amarelo; divulgar o significado do símbolo FSC® constante das embalagens da Tetra Pak utilizadas pela marca Guloso. Para além destes objetivos pretendeu-se também envolver a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários e pais) em atividades específicas cujo objetivo é transmitir mensagens relacionadas com a sustentabilidade. Propusemo-nos ainda mostrar a criatividade e desenvolvimento dos alunos da UEE (unidade de ensino especial- pólo de autismo) existente na nossa escola, abrangendo assim crianças de diversas idades e personalidades, na resolução de um problema ou desafio, unindo saberes, manifestando a sua expressão livre na manipulação e experimentação de material reciclável.O concurso foi dado a conhecer e após o aviso lido recolheram-se as embalagens, da Guloso que permitisse decorar a árvore de acordo com o regulamento. De seguida os pacotes foram abertos, lavados e secos. A partir daí o trabalho passou para a professora de Educação Visual, Ana Paula Gomes, que trabalhou com os meninos da UEE, e aceitou a responsabilidade da elaboração e decoração da árvore para este desafio. Trabalhou-se a forma iniciando-se pela estrutura cónica em rede e jornais, considerando a importância da leveza e resistência. No revestimento usaram-se folhas vermelhas do Ácer palmatum, fruto do rícino, bugalhos, folhas de eucalipto, pompons vermelhos de diversos tamanhos, spray vermelho e prateado, película filme, cola UHU spray e de tubo, cola silicone para pistola, tesouras, papel, embalagens de Guloso Tetra Pak, algumas agrafadas e outras coladas com fita-cola plástica, larga e transparente, para se conseguir a tridimensionalidade pretendida. Alguns desperdícios e/ou sobras usados que de outro modo iriam parar ao lixo, permitiram a concretização do trabalho, tendo o envolvimento dos alunos em diferentes fases da realização da escultura sido grande.
EB/S de Rebordosa, 7 de dezembro de 2017