Trabalhos 2018
Escola Básica de Serra da Vila (Torres Vedras)
1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo
Fotografias:
Memória Descritiva:
Projeto“Este Natal ser Guloso, dá prémios”
Foi com grande entusiasmo que os alunos da EB da Serra da Vila se envolveram neste projeto da Eco Escolas.
Nesta época a ideia de construir uma árvore passou de imediato a “Árvore de Natal”.
Demos então início ao processo de recolha das embalagens necessárias junto de toda a comunidade escolar, desde professores, auxiliares, encarregados de educação, pais e alunos.
Esta recolha permitiu sensibilizar todos para a importância da reciclagem.
Foram recolhidos pacotes de leite (grandes e pequenos), leite escolar, sumos, vinho branco e Guloso.
Uma vez recolhidas as embalagens, foram as mesmas sujeitas a um processo de abertura e lavagem, o qual ficou a cargo de alguns pais. Ao que se seguiu a separação/divisão das embalagens - grandes, pequenas e Guloso.
As embalagens grandes foram cortadas em tiras para formar toda a estrutura cónica da árvore.
Parte das embalagens pequenas foi pintada de vermelho, por forma a cumprir o requisito de a árvore ser maioritariamente vermelha. De seguida pais e alunos cortaram tirinhas nas embalagens pequenas para tentar fazer o efeito dos pinheiros de Natal.
Com estas tarefas preliminares concluídas alguns pais juntaram-se aos alunos na EB da Serra da Vila e procederam à montagem da árvore de Natal. Para além das embalagens Tetra Pack foram utilizados agrafos, cola quente e tinta vermelha. Sendo de salientar que toda a estrutura foi construída com embalagens.
A estrela no topo da árvore foi construída com duas embalagens grandes e cola quente.
No total foram utilizadas 45 embalagens grandes, 160 pequenas e 5 embalagens Guloso.
Para passarmos a toda a comunidade a mensagem da importância da reciclagem das embalagens e da certificação FSC®, a nossa árvore vai estar exposta durante a festa de Natal da escola no próximo dia 15 de Dezembro. Depois dessa da será exposta no Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Torres Vedras até ao dia 6 de Janeiro de 2018.