Trabalhos 2018

Escola Básica D. Pedro I - Arco Maior 3 Gaia (Vila Nova de Gaia)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Alunos com a árvore
Alguns detalhes da árvore
A árvore de Natal
Processo de construção da árvore

Memória Descritiva:

Número de alunos envolvidos: 20
Níveis de ensino envolvidos: 2º e 3º ciclos
Etapas do projeto e ações desenvolvidas:
1. Sensibilização dos alunos para o projeto
O projeto/concurso foi apresentado aos alunos, que imediatamente aderiram de forma entusiástica. Foi feita uma sensibilização para a importância da reutilização de materiais, nomeadamente de embalagens Tetra Pak.
2. Recolha de embalagens
Foi solicitada a colaboração da Escola Básica Prof. Doutor Marques dos Santos, próximo do Arco Maior 3, na recolha de embalagens vazias de leite escolar. Foram recolhidas cerca de 900 embalagens Tetra Pak.
Os alunos e docentes também contribuíram com embalagens vazias de sumo e leite que utilizam nas suas casas.
3. Definição do trabalho a elaborar
Foi realizado um trabalho de recolha de ideias junto dos alunos, para a elaboração de um projecto de árvore de Natal. O projecto inicial foi sendo alterado durante a sua concretização, de acordo com as necessidades.
Foi decidido que as embalagens de leite escolar manteriam a sua cor original (azul claro) e que a cor vermelha seria introduzida na árvore através da aplicação de outras decorações elaboradas com material de desperdício.
4. Construção da árvore
A construção da árvore envolveu várias etapas e procedimentos:
- Abertura e lavagem das embalagens de leite.
- Compra de arame zincado numa drogaria próxima da escola (6 metros).
- Realização de furos nas embalagens e seu enfiamento no arame, de forma a deixar bem visíveis os símbolos Tetra Pak e FSC.
- Utilizando restos de cartolina vermelha, resultantes da elaboração de outros trabalhos na escola, foram elaborados pequenos rolos vermelhos. Estes rolos foram igualmente enfiados no arame, alternando com as embalagens Tetra Pak de leite escolar.
- Pintura (com spray vermelho) das embalagens Tetra Pak de maior dimensão, para colocar na base da árvore.
- Construção de uma estrutura de suporte com barras de metal existentes na escola.
- Colocação do arame com embalagens sobre a estrutura de metal e sua fixação com fio de pesca.
- Elaboração de decorações alusivas a esta época festiva (estrelas, anjos, bolas), com a utilização de desperdícios de papel vermelho utilizado noutros trabalhos para a escola, e sua colocação na árvore.
- Recorte da forma das mãos dos alunos em embalagens Tetra Pak e sua aplicação no topo da árvore.
- Decoração das embalagens de tomate Guloso, formado estrelas, e sua colocação na árvore, em local de destaque (na face frontal da árvore).
- Aplicação de luzes decorativas (com lâmpadas Led, para economizar energia).
5. Considerações finais
Os alunos empenharam-se bastante em todas as etapas da construção da árvore. Tentou-se construir uma árvore diferente, evitando o simples empilhamento de embalagens e a sua pintura. Considera-se que o resultado final alcançado foi extremamente positivo.
A construção da árvore em espiral simboliza o estreito elo entre todos os elementos desta pequena comunidade escolar. Tendo em conta a importância das mãos dos alunos na concretização deste projeto, decidiu-se colocar recortes com a forma das suas mãos no topo da árvore. Estas mãos simbolizam a construção e do projeto desta escola. Estão orientadas para baixo, como se estivessem a agarrar/sustentar todos o trabalho desenvolvido. A estrela branca do topo da árvore simboliza a luz, a renovação, o cosmos.
A árvore de Natal foi colocada em exposição na entrada do Arco Maior 3 (espaço de convívio entre toda a comunidade escolar), como parte integrante das restantes decorações natalícias do espaço.