Trabalhos 2018
Escola Básica 2, 3 de Arganil (Arganil)
2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior
Fotografias:
Memória Descritiva:
Sendo a nossa escola uma escola Eco Escola e estando inserida numa zona fustigada pelos incêndios de 15 de outubro, abraçar o desafio tetra pak - “NATAL GULOSO”, fez todo o sentido. A construção de uma árvore de Natal com embalagens tetra pak, consolidou todo o trabalho de sensibilização para o aproveitamento e reutilização de diversos materiais, continuando a reforçar a sensibilização dos nossos alunos, para os aspetos ambientais.Assim, procedeu-se à recolha de pacotes Tetra Pak na comunidade educativa, através da solicitação por email, material base para a concretização deste desafio.
A árvore foi planificada em forma elíptica quadrangular, com aproximadamente 2,50m de altura e 70cm de lado, predominantemente vermelha, como referia o regulamento.
No processo de realização e construção estiveram envolvidos diversos alunos do 5º e 6º ano de escolaridade, que procederam à recolha, lavagem, corte e recorte dos pacotes.
A árvore foi construída nas horas do Clube de Artes e Ideias e em horário livre dos alunos com a professora. Os diversos alunos envolvidos participaram rotativamente em todas as tarefas, desde a planificação da árvore, à recolha de pacotes, bem como ao corte, recorte, agrafamento e pintura.
Foram, também, utilizados outros materiais, tais como: canas, cartão, fio de pesca e agrafos, tendo sempre em linha de conta a gestão dos recursos, reutilizando cartão e materiais passíveis de serem reutilizados. Para a estrutura da árvore utilizou-se cartão revestido com embalagens tetra pak.
Os pacotes tetra pak, depois de lavados, foram cortados em tiras e agrafados ao cartão. Traçaram-se e recortaram-se estrelas em pacotes tertra pak para a decoração da árvore. Por fim, a árvore foi pintada, muito superficialmente, com tinta vermelha.
Toda a comunidade educativa contribuiu com o material necessário para a concretização deste projecto.
Os alunos foram trabalhadores, empenhados e persistentes na preparação e produção da árvore de Natal.
Todos os envolvidos consideraram que o trabalho efetuado foi profícuo e que o produto final atingiu os objetivos inicialmente delineados, considerando que a árvore esteticamente ficou sublime e criativa.
Este trabalho foi divulgado à comunidade educativa por email, em forma de postal digital, com votos de boas festas e enriqueceu a decoração do espaço escolar.