Trabalhos 2018

E.B. 2,3 de Gualtar (ex. Escola Básica de Gualtar) (Braga)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Árvore tridimensional, (50x50x78cm) composta por 4 lados: os elementos do presépio e anjos. representações do Pai Natal, anjos “meninas” e casas e animais.
Estrutura da árvore e decoração da mesma.
Construção das diferentes imagens que compõem a decoração da árvore.
Visualização de todos os símbolos exigidos no regulamento.

Memória Descritiva:

Árvore de Natal
Materiais: Embalagens de cartão para alimentos líquidos da marca TETRA PAK/ variados, embalagens de tomate guloso; caixas de cartão grosso, compasso, régua, lápis de grafite, marcador de acetato e de pintar em tecido, tesoura, x-ato, pistola de cola quente, colas variadas, (de contacto e cola quente).
Modo de execução:
Em função do desafio proposto, foi sugerido ao grupo de alunos de diferentes turmas (6ºA, E e D) que pensassem num projeto para a construção de uma árvore de Natal toda ela construída com Tetra Pak, não esquecendo a utilização da “tetra pak da Guloso”. Foi proposto o seguinte slogan “Para a árvore de natal decorar, tetra pak guloso deves usar”.
Dos estudos apresentados, escolhemos elementos dos vários projetos e elaboramos uma árvore que representa diferentes olhares sobre o Natal bem como os seus elementos simbólicos.
Trata-se de uma árvore tridimensional, (50x50x78cm) composta por quatro lados. Cada lado apresenta uma decoração distinta. Um dos lados está decorada com os elementos do presépio e anjos; outro com representações do Pai Natal, outro com anjos “meninas” e outro mais bucólico representando a natureza com casas e animais.
Descrevemos, de seguida, a metodologia utilizada neste projeto.
1. Iniciou-se este trabalho pela organização dos materiais a utilizar:
1.1. Recorrendo a caixotes de cartão, fizemos a estrutura da árvore;
1.2. Para a base da árvore, desenhamos uma circunferência de raio igual a 25cm e dividimos a circunferência em 4 partes iguais. Cortamos.
1.3. Traçamos quatro triângulos retângulos com 25cm de base e 60cm de altura. Cortamos.
1.4. Para construir a estrutura da árvore, colamos os triângulos à base utilizando para isso cola quente.
1.5. Cortamos ainda mais quatro triângulos de diferentes dimensões para criar dois planos mais recuados.
2. Abrir, lavar e espalmar os TETRA PAK.
2.1. Recortamos os símbolos, (FSC; PROTEGE TETRA PAK o que é bom).
2.2. Para forrar a estrutura da árvore, cortamos a tetra pak em tiras mais ou menos de 1 a 1,5 cm.
2.3. Enrolámos as tiras fazendo rolinhos e colamos, posteriormente, à forma da árvore.
2.4. Utilizando ainda tiras, construímos uma série de estruturas modelares, que colamos nos diferentes planos da forma.
2.5. Construímos as pequenas árvores que decoram a grande árvore com rolinhos da tetra pak.
2.6. Construímos uma série de casinhas fazendo pequenas caixas com a tetra pak, para simular as janelas e portas, recortamos códigos de barras e colamos.
2.7. Para a construção das diferentes imagens que compõem a decoração da árvore, utilizamos prioritariamente embalagens da treta pack do guloso. As formas dos elementos apresentados, (anjos, Pai Natal, meninas), foram quase todas construídas tendo como forma principal a circunferência, desenho / corte/ recorte e colagem. Recorremos também ao origami para a construção das figuras do presépio. Desenhamos a forma de uma ovelha que reproduzimos várias vezes e para isso usamos a cor prateada e branca da tetra pak.
2.8. Utilizamos ainda formas decorativas das diferentes tetra pak como: recorte de flores, planos verdes e animais (vacas).
2.9. Desenhamos e cortamos um conjunto razoável de estrelas de cinco e seis pontas, que colamos em diferentes espaços da árvore.
2.10. Terminamos com a construção de uma estrutura modelar em forma de estrela, toda ela executada com tiras da tetra pak que colamos no cimo da árvore.
O trabalho desenvolvido foi feito por grupos de alunos do 6º A, E e D (Agrupamento de Escolas Carlos Amarante); Escola EB, 2,3 de Gualtar – Braga, no âmbito da Disciplina de Educação Tecnológica e Educação Visual.