Trabalhos 2018

Escola Secundária/3 de Alpendorada (Marco de Canaveses)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Figura 1 – Desenho dos círculos e recorte.
Figura 2 – Dobragem dos círculos para fazer os ramos.
Figura 3 – Colocação dos círculos de diferentes tamanhos no palito.
Figura 4 – Árvore de Natal

Memória Descritiva:

Antecipadamente, foi explicado aos alunos o Regulamento do desafio “Este Natal ser Guloso, dá prémios”, e pedido que guardassem lá em casa embalagens de líquidos Tetra Pak, em particular da marca Guloso e que usassem a sua imaginação para planificarem a construção da árvore pedida.
No dia sete de dezembro de 2017, juntamente com os alunos do Conselho EcoEscolas, estivemos a analisar os planos que foram elaborados para a árvore. A escolhida baseia-se na elaboração de ramos da árvore com as embalagens e a estrutura com um palito. E lá se começou a construir a árvore com as embalagens trazidas pelos alunos.
Após lavarmos e secarmos as embalagens, abrimo-las e espalmámo-las. A partir daqui desenhámos círculos de diferentes tamanhos nas embalagens espalmadas e recortámo-los, tendo o cuidado de escolher as partes com os símbolos pedidos e usar pelo menos 3 embalagens de Guloso (foram feitos 3 círculos e a estrela nessas embalagens.
De seguida, fizeram-se em cada círculo cerca de 8 dobragens sempre de uma extremidade à outra do círculo. Estas dobragens pretendem exemplificar os ramos da árvore de Natal.
Por fim, fez-se um furo em cada centro do círculo dobrado e colocaram-se esses círculos, sempre do maior para o menor, sucessivamente no palito.
Desenhou-se uma estrela e colou-se no cimo da árvore. Assim ficou finalizada a árvore de Natal.