Trabalhos 2018

Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

Fotografias:

Construção da árvore
A árvore
Detalhes onde é visível a marca Guloso, Tetra Pak e FSC
A turma com a árvore

Memória Descritiva:

O Agrupamento de Escolas de Nisa, decidiu aceitar o desafio proposto pelo Projeto Eco-Escolas para a participação no concurso “Natal Guloso” .
Assim, a professora coordenadora do Projeto Eco-Escolas do nosso Agrupamento, lançou mãos à obra e convidou a comunidade educativa a participar neste projeto.
Foram apresentadas várias ideias/propostas. Segue a proposta selecionada, que representa o Agrupamento de Escolas de Nisa, no 1º escalão.
Memória descritiva – Árvore de Natal
As professoras e alunos do ensino Pré-Escolar e 1º ciclo desenvolveram a ideia/projeto de construção de uma árvore de Natal com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade educativa, para a importância da reciclagem de embalagens tetrapack, da qualidade dos alimentos da marca Guloso e do espiríto solidário, como sugestão para embelezar o átrio principal na nossa escola nesta época Natalícia, colaborando também na iniciativa “É Preciso Ter Lata para Ajudar”, proposta pelo departamento de Ciências Sociais e Humanas, que consiste na recolha de alimentos enlatados, para entregar à Associação Vida e Paz, que apoia os sem abrigo de Lisboa. Essa entrega será realizada por alunos e professores da nossa escola no dia 16 de dezembro.
Assim, a denominação dada a este projeto foi “Natal Guloso e Solidário”, pelos objetivos atrás referidos.
Entretanto a sugestão encontrada para a base da árvore, foi um ramo seco caído de um sobreiro que se encontra no terreno anexo à escola. Seguiu-se a pintura do mesmo, utilizando tinta vermelha.
Procedeu-se a recolha de embalagens variadas tetrapack que foram trazidas de casa pelos e também de embalagens de alimentos da marca “Guloso”. Depois de devidamente lavadas, foram utilizadas para a decoração da árvore de Natal. Os alunos e as professoras desenharam e recortaram os materiais para a construção de casinhas, simbolizando o espírito de família e união nesta época (um teto para os sem abrigo). O telhado das casinhas foi feito de embalagens tetrapack e pintadas de vermelho, conforme sugestão do regulamento do concurso.
O resultado final, foi uma Árvore de Natal que mede cerca de 1 m de altura. Encontra-se na Biblioteca da escola, local muito frequentado por toda a comunidade escolar. Os alunos que ajudaram na sua construção, ficaram muito orgulhosos pelo trabalho que realizaram e pelo resultado final obtido, pois têm recebido bastantes elogios, juntamente com as suas professoras.