Trabalhos 2018

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Construção e pintura da pirâmide em cartão, para a forma da árvore de Natal.
Pormenor de símbolos “Tetra Pak” e “FSC”.
Árvore de Natal final.
A turma com o trabalho.

Memória Descritiva:

O projeto da nossa escola foi elaborado e desenvolvido por alunos da turma do 6.º9 nas disciplinas de Educação Tecnológica e Educação Visual.
Inicialmente foram apresentadas as regras do passatempo e analisadas as características das embalagens de cartão para alimento líquidos.
Os alunos elaboraram um projeto individual para uma árvore de Natal que tivesse
Ao longo da realização dos projetos foi pedido aos alunos que recolhessem o maior número possível de embalagens “Tetra Pak”, em especial da marca “Guloso”.
De seguida procedeu-se à análise dos desenhos e seleção do trabalho mais adequado às características do passatempo.
Passando á fase de construção, o trabalho foi dividido em diversas partes e cada uma delas foi atribuída a um grupo de alunos da turma. Os aluo começaram por aprender a planificar sólidos geométricos em particular uma pirâmide hexagonal, que foi a forma escolhida para o trabalho. Na construção dessa forma optou-se por utilizar cartão canelado (proveniente de uma caixa de papelão velha), que foi pintado em tons de vermelho. As embalagens recolhidas foram cortadas em tiras de vários tamanhos e formas e procedeu-se á colagem das mesmas as faces da pirâmide, de forma a imitar alguns elementos que normalmente utilizamos na decoração de uma árvore de Natal, como por exemplo: bolas de Natal, estelas e fitas. Este trabalho foi realizado com ajuda de um professor, porque os elementos foram fixados com cola quente. As embalagens da “Guloso” foram utilizadas na construção da estrela de Natal que está colocada no topo da árvore. É neste elemento que aparecem os símbolos “Tetra Pak” e “FSC”.
Os alunos intervenientes colaboraram ativamente em todo processo tendo gostado bastante da sua participação e do resultado final.